loading

Dermatite de contato

Quando certas substâncias entram em contacto com a pele, podem causar uma erupção cutânea chamada dermatite de contacto. Existem dois tipos de dermatite de contato: irritação e alérgica.

Dermatite de contato refere-se a uma inflamação da pele resultante do contato direto de uma substância com a superfície da pele. Ao contrário da dermatite alérgica (atópica), não há necessariamente uma predisposição à doença alérgica.

Sintomas comuns de dermatite de contato podem incluir coceira, queimaduras como erupções cutâneas, bolhas ou prantos exantema onde alérgeno foi em contato direto com a pele.

Existem dois tipos de dermatite de contato:

Dermatite de contato por irritação é a forma mais comum e é causada quando substâncias como solventes ou outros produtos químicos irritam a pele. A exposição produz manchas vermelhas, muitas vezes mais dolorosas do que coceiras, nas áreas envolvidas da pele.

Dermatite de contato alérgica ocorre quando uma substância desencadeia uma resposta imune. Níquel, perfumes, corantes, produtos de borracha (látex), medicamentos tópicos e cosméticos freqüentemente causam dermatite alérgica de contato.

Causas

Níquel, perfumes, corantes, produtos de borracha (látex) e cosméticos também freqüentemente causam dermatite alérgica de contato.

Tratamento

O tratamento depende da gravidade dos sintomas. O frio absorve e as compressas podem oferecer o alívio para coceira. Cremes tópicos corticosteróides podem ser prescritos. Para reações graves como a hera venenosa, prednisona oral também pode ser prescrita.