Anafilaxia
A anafilaxia era uma visão rara em enfermarias de emergência de um hospital há uma geração. Hoje, é cada vez mais comum.
A anafilaxia é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal. Aqueles com uma história de alergia alimentar, alergia a picada de insetos, eczema e asma estão em maior risco. No entanto, muitos casos de anafilaxia nunca tiveram uma reação alérgica grave no passado.
Alergias alimentares e picadas de insetos são a causa mais comum de anafilaxia. As reações ocorrem rapidamente e aumentam rapidamente. Os sintomas geralmente ocorrem dentro de 15 minutos a algumas horas do gatilho alérgico que está sendo encontrado. Eles podem rapidamente tornar-se fatal.
Causas
Tecnicamente, a anafilaxia pode ser desencadeada por qualquer alérgeno. No entanto, os gatilhos alérgicos mais comuns incluem:
- Alimentos
- Picadas de insetos
- Medicamentos (farmaceuticos, à base de plantas, prescritos)
- Latex
Sintomas
Anafilaxia muitas vezes apresenta e impacta em várias áreas e sistemas do corpo ao mesmo tempo. Pele, gastrointestinal, respiratório, cardiovascular e sistema nervoso central podem ser afetados. Os sintomas podem incluir:
- inchaço da garganta e da boca
- dificuldade em engolir ou falar
- dificuldade em respirar - devido a asma grave ou inchaço da garganta
- urticárias em qualquer parte do corpo, especialmente urticárias grandes
- vermelhidão generalizada da pele
- cólicas abdominais, náuseas e vômitos
- súbita sensação de fraqueza (queda na pressão arterial)
- colapso e inconsciência
Tratamento
Uma vez que o alérgeno foi diagnosticado corretamente, a anafilaxia pode ser gerenciada e tratada com segurança e eficácia. Como acontece com todas as reações alérgicas - mas nada mais do que a prevenção da anafilaxia - é a melhor e mais segura cura.
Consciência e preparação são vitais. Um plano de ação de anafilaxia preparado ou autorizado pelo seu médico é essencial. Deve-se ter extrema cautela no caso de crianças e cuidadores.
Dependendo do alérgeno, as opções de tratamento para anafilaxia incluem:
- auto-injector de adrenalina (EpiPen)
- gerenciar / evitar gatilhos alérgicos
- plano de ação anafilaxia
- imunoterapia ou dessensibilização
- redução de risco
- anti-histamínicos
- corticosteróides