Alergia a insetos
É natural que haja reações às picadas de inseto, porém algumas pessoas experimentam reações a certos insetos que vão além de uma picada normal.
As picadas e mordidas de vários insetos na Austrália são conhecidos por causar reações alérgicas. Reações podem ser graves e, em alguns casos, com risco de vida.
Mordidas e picadas comuns para observar vêm de formigas (Jack Jumper, verde, fogo), abelhas (mel, australiano nativo), vespas (papel e europeu), carrapatos e cobras.
Reações alérgicas a picadas de insetos e picadas podem variar de sintomas localizados ligeiros a severas reações generalizadas ou sistêmicas, como urticária imediata, grandes reações localizadas, erupções cutâneas generalizadas envolvendo a maior parte do corpo, anafilaxia respiratória e / ou comprometimento da pressão arterial.
Cerca de 1 em 250 australianos sofrerão uma reação anafilática devido à alergia a insetos. A formiga Jack Jumper é um problema exclusivamente australiano, e tem sido responsável por várias mortes nos últimos anos.
A sensibilidade às picadas e mordidas de insetos pode ser duradoura, e as reações alérgicas podem se tornar mais graves com os encontros repetidos.
Causas comuns
Reações alérgicas a picadas de insetos são causadas pelo veneno injetado. Aquelas causadas por mordidas são geralmente causados por uma reação a anti-coagulantes ou proteínas tóxicas na saliva do inseto.
Vários insetos e animais na Austrália são conhecidos por causar reações alérgicas:
- formigas: Jack Jumper aka Jumping Jack / Jumper / Hopper / Skipper (exclusivo para a Austrália, uma causa comum de anafilaxia); Formiga de fogo (uma espécie introduzida da América do Sul); Formiga verde
- abelhas: mel; nativo australiano
- vespas: papel; europeu
- moscas
- flebotomíneos
- mosquitos
- carrapatos
- cobras (raramente)
Tratamento
Picadas e mordidas de insetos, por sua natureza, são um dos mais difíceis gatilhos de alergias de se evitar. No entanto, uma vez que o alérgeno foi corretamente identificado, o risco potencial e os sintomas podem ser gerenciados e tratados de várias maneiras. Dependendo do alérgeno específico e gravidade dos sintomas, estes podem incluir:
- imunoterapia - para alergia a picadas de vespas ou abelhas
- anti-histamínicos para as reações locais
- corticosteróides
- plano de ação anafilaxia
- auto-injector de adrenalina (EpiPen) - para aqueles com uma história de reacções
- vestuário de protecção-90% das picadas de abelha estão descalços
- repelente de insetos
- evitando áreas e ambientes potencialmente arriscados
- remoção adequada de carrapatos